Caboclos
Em nossa casa sempre iniciamos nossas preleções falando “sejam bem-vindos ao Centro de Umbanda Caminhos de Luz casa do Sr Caboclo Sete Flechas”, pois muito nos orgulha termos uma Entidade que se manifesta utilizando a roupagem de um Caboclo, como orientador de nossa jornada mediúnica.
Os Caboclos que vemos trabalhar nos diversos terreiros de Umbanda são Espíritos de alta envergadura, que desenvolvem as mais variadas e difíceis tarefas junto às casas de Umbanda e fora delas.
Das sete linhas de Umbanda cinco atuam com os Guias se utilizando da figura do Caboclo para se expressarem, além de representar um dos troncos que foi utilizado para a “criação” da Umbanda, o da raça indígena.
Firmeza de Caboclo
Existem Caboclos atuando nas vibrações de Oxóssi, Ogum, Xangô, Oxum, Iansã, Nanã, etc.
Como em todas as formas de apresentação presentes na Umbanda, a de Caboclos também traz um simbolismo, no caso nos lembrando da força que temos que ter (força interior), do desprendimento e a simplicidade. Este simbolismo independe de sua vibração ou do seu grau de elevação. Dentro desta forma de apresentação são as entidades mais associadas à natureza e ao conhecimento de ervas e com muita facilidade em trabalhos voltados pra a saúde.
A maioria dos médiuns tem um Caboclo como entidade responsável por sua cabeça, chamado de Guia de Cabeça. É a Entidade que irá orientá-lo em sua jornada mediúnica. Este compromisso é assumido antes da encarnação do médium.
É uma ligação muito forte, pois a entidade se dispõe a auxiliar este médium, para que através da prática da mediunidade possa resgatar e reparar erros de vidas passadas e seguir sua evolução.
Estas entidades nos mostram a grandeza e a força da natureza e o quanto esta é fundamental para a nossa existência, pois fazemos parte deste universo e temos o dever de preservá-lo.
Os Caboclos são verdadeiros “doutores” do corpo e da alma, tratam dos nossos problemas na área de saúde através dos passes, banhos e chás e também são excelentes orientadores, para nos auxiliarem em nossa jornada evolutiva.